Poesia japonesa: a contribuição do gênero haicai à disciplina de Língua Portuguesa

  • João Carlos Domingues dos Santos Rodrigues UEL
  • Kauana Scabori dos Santos UEL
Palavras-chave: gênero haicai, língua portuguesa, Helena Kolody, Paulo Leminski

Resumo

A partir da atividade elaborada na disciplina de Estágio Curricular Obrigatório da Universidade Estadual de Londrina, buscamos apresentar as potencialidades do nosso labor poético, voltado para o trabalho com a esfera literária, especificamente com o gênero de origem nipônica haicai, nas aulas de Língua Portuguesa de uma escola pública de Cambé, no Paraná. A ideia foi evidenciar as possibilidades do texto literário como processo enriquecedor à disciplina, ao oportunizar ir além daqueles esquemas e métricas tradicionalmente ensinados, consequentemente, rumo a uma leitura polissêmica. Para isso, utilizamos alguns haicais/haikais produzidos pelos escritores paranaenses Helena Kolody e Paulo Leminski. Assim, neste trabalho, objetivamos expor os resultados de nossa investigação, em termos práticos, de como a palavra (neste caso, maior que o conceito de signo linguístico) serve a nós de matéria-prima para uma arte que busca fugir das regras do dizer por dizer. E a literatura (gênero haicai), por sua vez, como forma de expressar a simplicidade, a concisão, impressionar o leitor e nele despertar sensações diferentes no processo de reflexão e função humanizadora. Ao final, buscamos explorar a função poética da linguagem, e como foram incentivados os alunos/leitores/produtores a explorarem a poesia sob diversos aspectos e contextos de leitura e interpretação. Nossa base teórica respalda-se principalmente em Cândido (1995), Geraldi (1988) e o posicionamento proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE FILHO, Dinarte. Leminski: O “samurai-malandro”. Caxias do Sul: EDUCS, 2009.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BOSI, Alfredo (org.). História concisa da Literatura Brasileira. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1995.

CÂNDIDO, A. O direito à Literatura. In: ______. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CHAULBUH, S. Funções da Linguagem. 12. ed. São Paulo: Ática, 2009.

DUARTE, V. O Haicai. Disponível em: < http://portugues.uol.com.br/literatura/o-haicai.html>. Acesso em: 24 de set. de 2017.

FILIPOUSKI, A. M. Literatura juvenil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

GERALDI, J. W. A leitura na sala de aula: as muitas faces de um leitor. Série Ideias, n. 5. São Paulo: FDE, 1988.

GOLDSTEIN, N. Versos, sons e ritmos. 14. ed. São Paulo: Ática, 2010.

IURA, E. K. Os três primeiros haicais. In: CAQUI: Revista Brasileira de Hacai. Disponível em: http://www.kakinet.com/caqui/kolody.php?t=1. Acesso em: 1 out. 2017.

______. A palavra é uma vivência pessoal. In: CAQUI: Revista Brasileira de Hacai. Disponível em: http://www.kakinet.com/caqui/kolody.php?t=5. Acesso em: 1 out. 2017.

JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. 24. ed. São Paulo: Cultrix, 2007.

KOLODY, H. Haicais de Helena Kolody, ou poesia mínima. Disponível em: http://coisasdeada.blogspot.com.br/2013/04/haicais-de-helena-kolody-ou-poesia.html?m=1. Acesso em: 24 set. 2017.

PINHEIRO, H. Poesia na sala de aula. 2. ed., João Pessoa: Ideia, 2002.

TERRA, E.; CAVALLETE, F. Português para todos. 5ª série. São Paulo: Scipione, 2002
Publicado
2023-03-15