Uma perspectiva do ensino de histórias em quadrinhos no projeto de extensão "O texto: elemento articulador entre o adolescente e a cidadania"

  • Agatha Elena Zago UEL
  • Carla Giovana de Campos UEL
  • Isabela Rodrigues Vieira UEL
Palavras-chave: HQ, ensino, sala de aula

Resumo

O objetivo desse estudo é apresentar e discutir a importância do uso das histórias em quadrinhos em sala de aula. Este hipergênero serve como recurso didático para trabalhar todas as esferas do quadrinístico: tira, cartum, charge e caricatura. O projeto “O texto: elemento articulador entre o adolescente e a cidadania”, se apresenta como política inovadora porque permite ao aluno o desenvolvimento da criticidade sobre o que se lê, oferecendo, assim, base para a análise da realidade social e de sua própria participação na sociedade. O projeto, que também serviu como estágio curricular obrigatório, toma como mote a produção de um jornal em sala de aula, explorando todos os gêneros que circulam no suporte, conhecendo características específicas e condições de produção de cada um, de modo a levar o aluno a conhecer as esferas sociais por meio da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACEVEDO, J. Como fazer história em quadrinhos. Global Editora: São Paulo, 1990.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998a.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998b.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: pluralidade cultural. Brasília: MEC/SEF, 1998c.

CAGNIN, A. L. Os quadrinhos: linguagem e semiótica. Criativo: São Paulo, 201

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.

_______. Tiras no ensino. São Paulo: Parábola, 2017.
Publicado
2023-03-15