Competências socioemocionais no livro didático de Língua Portuguesa
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) traz, em seu bojo, dez competências socioemocionais que deveriam ser contempladas nos currículos das escolas e nos livros didáticos de ensino básico até 2020. Este trabalho propôs o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa-interpretativa para analisar as propostas de leitura textual apresentadas no livro didático “Português Linguagens”, dos autores William Cereja e Carolina Dias Vianna. O intuito foi de verificar até que ponto o espaço de ensino aprendizagem de língua portuguesa favorecia o desenvolvimento de habilidades socioemocionais ao estudante, nos anos finais, do ensino fundamental. Verificou-se que, no livro consultado, as propostas apresentavam gêneros discursivos distintos e temas variados, mas nem sempre as discussões contemplavam o trabalho com competências socioemocionais, uma vez que essa era uma opção exclusiva do professor, ele quem decidia inserir ou não questões nas discussões com seus alunos que permitiam desenvolver neles suas competências socioemocionais ou não.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos PNLD 2013: letramento e alfabetização e língua portuguesa. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2012.
CEREJA, William Roberto e Vianna, Carolina Dias. Português Linguagens, manual do professor. 10ª ed. 2018. Editora Saraiva.
PROFUTURO. Competências Socioemocionais: O que são e como podem contribuir para o desenvolvimento dos estudantes. (book-e).