A literatura como humanização nas práticas da Residência Pedagógica

  • Ana Julia B. Jabur Franciscatte UEL
  • Ana Renata Ortega de Moraes UEL
Palavras-chave: Residência Pedagógica, literatura, humanização

Resumo

Este trabalho reflete sobre a importância da literatura na formação humana em contexto educacional. A experiência foi realizada durante o programa de Residência Pedagógica em 2023 pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), focando em aulas de crônica para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. O objetivo foi cultivar a humanidade, ampliar a visão de mundo e promover o pensamento crítico dos alunos, utilizando abordagens pedagógicas como metodologias ativas de ensino, teoria da aprendizagem significativa e conceitos bakhtinianos. Os resultados destacam a participação dos alunos, o desenvolvimento de habilidades de escrita e leitura do gênero crônica, e a importância de uma educação humanizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELO, José Michelson Benício; COUTINHO, Diógenes José Gusmão. Gênero textual - Ferramenta na linguagem para prática do ensino aprendizagem. Revista Ibero Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 7, n. 7, p. 991–1003, 2021. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/1740. Acesso em: 01 mai. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a base. Brasília-DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 01 mai. 2024.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas cidades, 1995.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.

MOREIRA, Marco Antonio. O que é, afinal, aprendizagem significativa? Cuiabá, MT, 2010. Disponível em: moreira.if.ufrgs.Fbr/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 01 mai. 2024.
Publicado
2024-11-03