Educação inclusiva: os desafios da prática docente para alunos com TOD

  • Clara Galdini UEL
Palavras-chave: educação inclusiva, estágio supervisionado, transtorno opositor desafiador

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas no Estágio Obrigatório do curso de Licenciatura em Letras-Português da Universidade Estadual de Londrina, relatando as observações e regências realizadas e enfatizando as análises críticas em relação à falta de atenção por parte dos docentes no que diz respeito à inclusão de alunos NEE (Necessidades Educativas Especiais) nas atividades em sala de aula. A experiência foi realizada nas turmas de Ensino Médio de um Colégio Estadual Cívico-Militar localizado na cidade de Ibiporã-PR, acompanhando as disciplinas de Língua Portuguesa e Oratória. A presença de um aluno com TOD (Transtorno Opositor Desafiador) e a ausência de informação e atualização sobre mecanismos didáticos de inclusão pelos professores, que causam sua exclusão nas atividades em sala, inspiraram a urgente discussão tema deste estudo.

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Referências

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Publicado
2024-11-03