Educação inclusiva: os desafios da prática docente para alunos com TOD
Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas no Estágio Obrigatório do curso de Licenciatura em Letras-Português da Universidade Estadual de Londrina, relatando as observações e regências realizadas e enfatizando as análises críticas em relação à falta de atenção por parte dos docentes no que diz respeito à inclusão de alunos NEE (Necessidades Educativas Especiais) nas atividades em sala de aula. A experiência foi realizada nas turmas de Ensino Médio de um Colégio Estadual Cívico-Militar localizado na cidade de Ibiporã-PR, acompanhando as disciplinas de Língua Portuguesa e Oratória. A presença de um aluno com TOD (Transtorno Opositor Desafiador) e a ausência de informação e atualização sobre mecanismos didáticos de inclusão pelos professores, que causam sua exclusão nas atividades em sala, inspiraram a urgente discussão tema deste estudo.
Downloads
Referências
CROCHÍK, José Leon; CROCHÍK, Nicole. Teoria Crítica e educação inclusiva. InterMeio: Revista do Programa De Pós-Graduação em Educação - UFMS, 2008.
GOFFMAN, Erving. Estigma: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. Ponte de Lima: Coletivo Sabotagem, 2004.
RAMALHO, Lays da Silva. Diversidade cultural na escola. Rev. Diversidade e Educação, v.3, n.6, p. 29-36, jul./dez. 2015.