Nas entrelinhas do ensino: novas abordagens para o trabalho com a língua portuguesa
Resumo
Este trabalho diz respeito a um projeto cadastrado na Divisão de Projetos de Extensão, da Universidade Estadual de Londrina, em 2024, intitulado “Educ-Ação Ambiental e multiletramentos: transversalidade da educação ambiental no ensino básico”, que leva em conta a transversalidade da temática ambiental no ensino superior e básico, com a participação de professores e alunos, de diferentes departamentos e áreas da instituição, com o intuito de contribuir com a formação de professores, pedagogos e equipe gestora das escolas da rede pública estadual de Londrina, quanto a práticas pedagógicas de multiletramentos que levem os alunos a ações de Responsabilidade Socioambiental urbana. Como ponto de partida as propostas das Políticas Públicas de Educação Ambiental (PNEA; PRONEA), as prescrições apresentadas nos Parâmetros Curriculares para Educação Ambiental (Brasil, 1997), da BNCC (Brasil, 2018) e da concepção de multiletramentos (Rojo; Moura 2012), no referido projeto, docentes e discentes das licenciaturas em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Letras Português e Computação se organizam em leituras, discussões e elaboração de atividades para a organização de um evento anual de encontros formativos em parceria com o NRE/Londrina/PR. Neste artigo, serão apresentadas a base teórica que respalda o projeto e as atividades a serem desenvolvidas no decorrer dos 36 meses de duração do mesmo.
Downloads
Referências
MENDONÇA, Márcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 199-226.
REZENDE, Neide. Da análise técnica à leitura literária: abordagens da literatura na escola. Revista Graphos, v. 22, n. 2, p. 12-26, 2020.