Transformação digital na educação paranaense: explorando o uso das plataformas educacionais nas salas de aula

  • Giovana Sanches Garcia Borges UEL
Palavras-chave: plataformas educacionais, Residência Pedagógica, Língua Portuguesa

Resumo

O estágio obrigatório é uma ferramenta extremamente importante no componente curricular do futuro docente, pois permite ao graduando fazer uma conexão entre teoria e prática. O presente trabalho busca analisar as seguintes plataformas digitais: Redação Paraná e Leia Paraná. O advento das plataformas educacionais trouxe para a educação paranaense uma dualidade em seu ensino. A Redação Paraná traz textos de apoio que, ao mesmo tempo em que ajudam o professor, tiram seu poder de escolha. O mesmo ocorre com o uso do Leia Paraná, onde os livros sugeridos não foram escolhidos pelos professores ou alunos da rede pública. As plataformas citadas foram observadas em salas de aula do Ensino Médio durante a experiência no Programa de Residência Pedagógica em um colégio estadual da região central da cidade de Londrina, no Paraná. Como resultado deste trabalho, pretende-se refletir sobre os benefícios e malefícios do uso dessas plataformas enfrentadas pelos futuros docentes das escolas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação. Governo do Paraná. Curitiba, 2020.
CALVET, N. L.; CAVERO, O. B.; ALEANDRI, G. Digital educational platforms: an emerging school-family communication channel. In: WORLD CONFERENCE ON FUTURE OF EDUCATION, 2019, Rome. Anais [...]. Rome: CF Education, 12–14 Sep. 2019. p. 20-26.
PEREIRA JÚNIOR, Gerson Alves; SANTOS, Marcelo Alexandre; BERNARDI, Filipe Andrade; FERREIRA, William Dias; SENJU, André Antonelli; JESUS, Thaís Helena de Paula; GULA, Eduardo Alexandre. Desenvolvimento de Plataforma Digital para Ensino de Graduação (Caso do ensino de atendimento ao paciente traumatizado). Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 1, p. 13–23, 2017.
Publicado
2024-11-03