Uma abordagem afetiva: a influência da relação aluno-professor no ensino-aprendizagem

  • Hanely Ramos Silva UEL
Palavras-chave: afetividade, experiência de estágio, professor mediador

Resumo

Este artigo tem por intuito registrar observações pessoais realizadas durante o estágio em um Colégio Estadual da rede de ensino de Londrina. Durante esse período a relação de afeto e respeito mútuo entre estagiária e discentes foi o principal divisor de águas no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, vamos trazer à luz a importância da ressignificação, já mencionada por inúmeros estudos, sobre o papel do professor como mediador, como Paulo Freire (1996) e Vygotsky (1987), do ensino colaborativo e do diálogo constantemente aberto entre a comunidade escolar e o efeito do afeto, pela perspectiva de Freud (1895), nessa construção. É de suma importância abrir o debate sobre as relações interpessoais entre os sujeitos que constituem uma sala de aula, levando em consideração a influência que essas relações possuem na independência e autonomia dos alunos na construção de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREUD, Sigmund. Um Estudo Autobiográfico (1925[1924]). In: Obras Completas, v. XX, Rio de Janeiro: Imago, 1976.

NUNES, Ana Ignez Belém Lima. SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Conceituação, estratégias e concepções de aprendizagem. In: Psicologia da Aprendizagem. 3 ed. Fortaleza: EdUECE, 2015. p. 7-34.

MARQUES, Marina R. Afeto e sensorialidade no pensamento de V. Espinosa, S. Freud e D.W. Winnicotti. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

MICHAELIS. Dicionário Brasileira de Língua Portuguesa. Editora Melhoramentos, 2015. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=afetividade. Acesso em: 29 de fev. de 2024

MIRANDA RODRIGUES, Gleice M M de. BLASZKO, Caroline Elizabel. UJIIE, Nájela Tavares. AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO E O PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM: DISCUSSÃO DE DADOS MEDIATIZADA PELO PORTAL CAPES. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 18, p. 61 -76 jan/dez 2021. DOI: 10.5747/ch.2021.v18.h509. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3960/3280. Acesso em: 01 de mar. de 2024.

O DISCURSO de Nelson Mandela sobre o apartheid | Parlamento Europeu. Parlamento Europeu Portugal.[s. n., 2022?]. 1 vídeo (4 min. 06). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EQdcHED_jHE&ab_channel=ParlamentoEuropeuPortugal. Acesso em: 24 abr. 2024.

VYGOTSKY, L. S. Obras escolhidas. Madrid: Visor, 1996. 383 p. WALLON, H. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Editora Manole LTDA, 1989.
Publicado
2024-11-03