Sala de aula, contato e aprendizado

  • João Paulo Skau de Aquino UEL
Palavras-chave: aprendizado, metodologia, contato

Resumo

Este relato pretende abordar a experiência vivenciada na Residência Pedagógica, como foi o contato e o relacionamento com os alunos, no que diz respeito a lidar com eles e os comportamentos. Além disso, será apresentado um pouco do que foi desenvolvido em sala de aula, como foi realizado e de que forma os alunos reagiram ao trabalho desenvolvido em classe. Em suma, o relato explorará toda a experiência da Residência Pedagógica, o trabalho com variação realizado e de que maneira uma abordagem respeitosa em sala contribuiu para o aprendizado e um bom relacionamento com a turma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A importância da comunicação não violenta na sala de aula. 2021. Planeta educação. Disponível em: https://antigo.plannetaeducacao.com.br/portal/gestao-na-educacao/a/411/a-importan cia-da-comunicacao-nao-violenta-na-sala-de-aula. Acesso em: 12 de fev. de 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018.

COMUNICAÇÃO não violenta: o que é e como aplicar nas suas aulas. 2021. Disponível em: https://vivescer.org.br/comunicacao-nao-violenta/ Acesso em: 12 de fev. de 2024.

SANTOS, Ana Kelly Leandro dos. O gênero notícia na sala de aula: subjetividade na Linguagem. Paraíba: Universidade Estadual da Paraíba, 2014.

SECRETARIA da Educação. Brasil. https://www.educacao.pr.gov.br/ Acesso em: ago. de 2023.

MARQUES, Ronualdo; FRAGUAS, Talita. A formação do senso crítico no processo de ensino e aprendizagem como forma de superação do senso comum. 7. ed. Paraná: Editora, 2021. v. 10.

NELSEN, Jane; GFROERER, Kelly. Disciplina positiva para professores: 52 estratégias para lidar com situações desafiadoras em sala de aula. Trad. Fernanda Lee. São Paulo: Manole, 2018. ISBN 978-8520458136.

NELSEN, Jane; LOTT, Lynn; GLENN, H. Stephen. Disciplina positiva em sala de aula: Como desenvolver o respeito mútuo, a cooperação e a responsabilidade em sua sala de aula. São Paulo: Manole, 2017.

WZOREK, Micheli Bubulo Da Silva. O artigo de opinião como instrumento transformador nas aulas de Língua Portuguesa. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2016.

Publicado
2024-11-03