O ensino da gramática a partir de fragmentos literários descontextualizados
Palavras-chave:
ensino de gramática, contextualização literária, Maria Helena de Moura Neves
Resumo
Este estudo analisa a prática tradicional do ensino de gramática baseada em fragmentos literários descontextualizados. A pesquisa foi conduzida a partir da experiência do estágio obrigatório realizado em uma turma de sexto ano do ensino fundamental II, em uma escola da rede pública estadual. Este artigo destaca como essa abordagem pode limitar a compreensão e o desenvolvimento dos alunos. Fundamentando-se nas pesquisas realizadas por Maria Helena de Moura Neves, o estudo enfatiza a necessidade de repensar o ensino da gramática para uma abordagem mais integrada à contextualização da literatura e às considerações da língua em uso, promovendo assim, um desenvolvimento coerente e significativo para a aprendizagem dos alunos.
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Referências
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática na escola; renovação do ensino da gramática; formalismo x funcionalismo; análise da gramática escolar. São Paulo: Contexto, 1990. Col. Repensando a Língua Portuguesa.
________. A gramática – história, teoria e análise, ensino. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
LEITE, Marli Quadros. Gramática, uso e norma: a contribuição de Maria Helena de Moura Neves ao ensino. Linha D’Água, São Paulo, n. spe, p. 133–155, 2010.
________. A gramática – história, teoria e análise, ensino. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
LEITE, Marli Quadros. Gramática, uso e norma: a contribuição de Maria Helena de Moura Neves ao ensino. Linha D’Água, São Paulo, n. spe, p. 133–155, 2010.
Publicado
2024-11-03