Ensino da gramática por meio das canções nas aulas de Língua Portuguesa
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar o uso de canções na compreensão dos alunos em relação ao uso da gramática nas aulas de Língua Portuguesa, no ensino Fundamental II (Sétimo Ano). Para isso utilizou-se das regências no período de estágio obrigatório, observou-se resultados positivos em relação à aplicação da prática dessa metodologia enquanto comparada a aplicação do método convencional. Aspira-se o uso de canções de conhecimento dos alunos, para abordar temas como sujeito e predicado, verbo transitivo e intransitivo e classes gramaticais, que foram contempladas durante o período da regência. Utilizou-se canções populares entre os jovens, enquanto um método lúdico com uma intenção objetiva e clara: Lecionar a partir de uma realidade que se aproximem das vivências dos alunos fora de sua vida escolar.
Downloads
Referências
CALGARO, Fernanda. Entenda em 5 pontos o que prevê o projeto de lei do governo para o Novo Ensino Médio. [S. l.]: G1, 25 out. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/10/25/entenda-o-que-muda-com-o-projeto-de-lei-do-governo-para-o-novo-ensino-medio.ghtml. Acesso em: 23 abr. 2024.
FREIRE, Ana Maria Araújo (org.). Pedagogia da Libertação em Paulo Freire. 1ª. ed. São Paulo - SP.: Paz e Terra, 2017.
GARCIA, Joelma Dos Santos Barbosa Linhares. O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades. In: Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Florianópolis, v. 12, n. 40, p. 650-659, maio 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1147. Acesso em: 23 abr. 2024.
PENNA, M. Conquistando espaços para a música nas escolas: a solução é a obrigatoriedade? In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 16. 2007, Campo Grande. Anais… Campo Grande: Abem, 2007b. 1 CD-ROM
SIMÕES, Darcilia; KAROL, Luiz; SALOMÃO, Any Cristina (orgs.). Português se aprende cantando: estratégias para o ensino da língua nacional. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2007.