Classicismo no ensino médio: um movimento para renascer o desejo literário nos estudantes
Resumo
O trabalho apresenta um relato com as metodologias e os resultados de uma proposta de ensino-aprendizagem envolvendo o período renascentista em Portugal, aplicada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio durante o estágio do último ano de graduação em Letras Português. O objetivo foi levar o aluno à reflexão sobre como as artes plásticas e a literatura refletem o espírito de uma época. Para contextualizar o conteúdo, analisamos as pinturas/afrescos de Michelangelo (1511), Botticelli (1484) e Figueiredo (1462), discutindo as principais características que contemplam o período estudado. No que diz respeito à análise literária, utilizamos o Canto V da obra Os Lusíadas de Camões, compreendendo a sua estrutura, os temas evocados e os traços épicos. As contribuições teóricas de Massaud Moisés (1999) foram fundamentais para respaldarmos a nossa transposição didática, bem como as aulas de estágio auxiliaram na escolha da metodologia adotada.
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Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 29 de abril, 2023.
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CAMÕES, Luís Vaz de. Os Lusíadas. Porto: Porto Editora Ltda, s/a.
FIGUEIREDO, Cristóvão de. Partida das relíquias de Santa Auta de Colónia. 1462. Mosteiro da Madre de Deus, 67 cm x 72 cm.
MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix, 1999.
MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa através dos textos. 30 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
Os Lusíadas: entre o mito e a história de Portugal. Sergipe: Universidade Federal de Sergipe. Disponível em: https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/17324916022012Literatura_Portuguesa_I_Aula_9.pdf Acesso em: 10 de abril de 2023.