Histórias em quadrinhos no 7º ano: relatos do estágio curricular obrigatório no ensino fundamental

  • Laura Regina Carneiro Lugão UEL
Palavras-chave: história em quadrinhos, ensino de língua portuguesa, relato de estágio

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar a experiência em sala de aula a partir do estágio obrigatório. O foco é demonstrar as metodologias e resultados de uma proposta de ensino-aprendizagem, a partir do gênero história em quadrinhos (HQs), desenvolvida com os alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública da região central de Londrina. Durante as aulas de regência, foram realizadas a leitura, a apresentação de conceitos básicos sobre o gênero e a produção individual de HQs pelos alunos. Baseado nesta experiência, busca-se levantar hipóteses para entender os motivos da predileção dos alunos pela produção de histórias em quadrinhos em contraste à resistência em relação à leitura. Como embasamento teórico serão usados textos de Ramos (2004) e BNCC (2018).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORGES, Maria Isabel; JESUS, Natália Marques de. Uma análise das memórias de Anne Frank na novela gráfica O Diário de Anne Frank em Quadrinhos. Revista Metalinguagens, v. 8, n. 2, p. 31-70, jun. 2021. Disponível em: https://metalinguagens.spo.ifsp.edu.br/index.php/metalinguagens/article/view/712. Acesso em: 23 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DEVIR. Irmãs. [S. l.], 29 jun. 2017. Disponível em: https://devir.com.br/irmas/. Acesso em: 20 nov. 2023.
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2023.
RAMOS, Paulo et al. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
Publicado
2024-11-03