Histórias em quadrinhos no 7º ano: relatos do estágio curricular obrigatório no ensino fundamental
Resumo
Este artigo tem por objetivo relatar a experiência em sala de aula a partir do estágio obrigatório. O foco é demonstrar as metodologias e resultados de uma proposta de ensino-aprendizagem, a partir do gênero história em quadrinhos (HQs), desenvolvida com os alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública da região central de Londrina. Durante as aulas de regência, foram realizadas a leitura, a apresentação de conceitos básicos sobre o gênero e a produção individual de HQs pelos alunos. Baseado nesta experiência, busca-se levantar hipóteses para entender os motivos da predileção dos alunos pela produção de histórias em quadrinhos em contraste à resistência em relação à leitura. Como embasamento teórico serão usados textos de Ramos (2004) e BNCC (2018).
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DEVIR. Irmãs. [S. l.], 29 jun. 2017. Disponível em: https://devir.com.br/irmas/. Acesso em: 20 nov. 2023.
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2023.
RAMOS, Paulo et al. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.