A metodologia de ensino para além do livro didático: outras abordagens educacionais dentro de sala de aula
Resumo
O material didático é parte do cotidiano escolar, guiando as aulas e auxiliando os professores. Essa relação foi historicamente construída e, em muitos casos, resultou em dependência do docente para com o material didático. No entanto, a pergunta que levou a essa pesquisa surgiu quando a pesquisadora se deparou com a ausência de um material didático condutor: o que acontece quando uma escola não possui um material didático a ser seguido e, portanto, o professor necessita de estratégias metodológicas para encontrar a melhor forma de conduzir a aula? O presente trabalho visa apresentar os resultados do estágio em disciplinas do campo da Língua Portuguesa. Para tal, a discussão é embasada pelo pensamento de Dionísio (2001), Rojo (2003) e Lajolo (1996). Como resultado, busca-se entender as abordagens e dificuldades que as professoras encontram na elaboração das aulas, bem como quais metodologias são aplicáveis a todas as turmas e quais precisam ser adaptadas visando as diferenças.
Downloads
Referências
FREITAS, Olga. Equipamentos e materiais didáticos. / Olga Freitas. – Brasília: Universidade de Brasília, 2007. 132 p. ISBN: 978-85-230-0979-3.
LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em aberto, v. 16, n. 69, 1996.
LOUSADA, Eliane G. Das prescrições oficiais ao livro didático: uma reflexão sobre o processo de elaboração de material didático de português. Livro didático de português: políticas, produções e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.
ROJO, Roxane; BATISTA, Antônio Augusto. (2003). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 320 p. Revista Portuguesa de Educação, v. 17, n. 2, p. 307-319, 2004.