O gênero teatro em sala de aula: desafios e possibilidades

  • Lucas Malezan Pedroso Dantas UEL
  • Miguel Felipe Pereira UEL
  • Liliane Pereira C. E. Profa. Margarida B. Lisboa
Palavras-chave: teatro, produção, Residência Pedagógica

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência de Estágio em um colégio estadual de Londrina, nas turmas do 9°A e 9°B.  Para isso, serão apresentadas discussões sobre o processo de organização de um teatro. Durante as aulas de regência, com objetivo de proporcionar o desenvolvimento das habilidades de leitura e oralidade, trabalhamos a peça de teatro “O príncipe atrasado: uma paródia teatral de contos de fadas”, de Cassia Leslie e Ricardo Dalai.  Nesse sentido, primeiramente, abordamos as características do gênero teatro, em seguida, fizemos a leitura e a análise da peça com os estudantes. Posteriormente, ensaiamos os alunos, neste momento, vários desafios se fizeram presentes, tendo em vista que a escola é pequena e não possui uma estrutura adequada. O desenvolvimento das aulas e a organização do teatro despertou grande interesse por parte dos jovens, o que mostra que mais projetos precisam ser desenvolvidos na escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COELHO, M. A. Teatro na escola: uma possibilidade de educação efetiva. Revista Polêm!ca, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 1-12, 2014. Disponível em: https://cutt.ly/ARfG2RV Acesso em: 15 out. 2021.
COSSON, Rildo. Literatura: a formação de um leitor todo seu. Belo Horizonte, CEALE/UFMG, 29 mar. 2016. Palestra
LESLIE, C.; DALAI, R. O príncipe atrasado: uma paródia teatral de contos de fadas. Londrina, PR: Madrepérola, 2018.
NASCIMENTO, Elvira Lopes. Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Carlos: Claraluz, 2009.
Publicado
2024-11-03