Da teoria à prática: uma reflexão sobre a experiência de estágio com cartaz de campanha

  • Maria das Graças Fonseca Moraes UEL
  • Franciela da Silva Zamariam C. E. Newton Guimarães
Palavras-chave: Residência Pedagógica, regência, cartaz de campanha

Resumo

Este artigo trata do período de estágio supervisionado ocorrido no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, do curso de Letras – Português. Um dos principais objetivos do estágio é preparar os estudantes licenciandos para a docência, proporcionando- lhes a aproximação da teoria à prática, em situações reais de trabalho. Esse processo ocorre por meio do intercâmbio com professores formados e a vivência na realidade da sala de aula. Esse momento é crucial para a formação dos futuros educadores, pois permite que os estudantes das licenciaturas experimentem, aprofundem e apliquem seus conhecimentos teóricos e práticosà realidade “do chão da escola”. Como referencial teórico, para embasar essa reflexão, serão utilizados os autores Belarmino e Souza (2019), Nóvoa (1995), Freire (1991), Geraldi (1984) e Rojo (2009), os quais abordam a importância do estágio supervisionado na formação de futuros professores. O estágio ocorrido em colégio estadual da cidade de Londrina permitiu vivenciar a prática docente e o aprimoramento de habilidades para a prática do magistério.A observação e a regência, com destaque especial à uma das aulas ministradas sobre Cartaz de Campanha, foram fundamentais para promover a reflexão sobre a prática pedagógica e o exercício da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELARMINO, Marla Granados; SOUZA, Nilcimar dos Santos. Estágio supervisionado para formação inicial e continuada de Professores de Ciências: uma investigação sobre as concepções dessa atividade formativa entre seus participantes. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019
FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
GERALDI, J. W. (org). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
NÓVOA, Antônio. Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1995.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
Publicado
2024-11-03