Artigo de opinião: uma análise de produções de alunos do ensino médio de uma escola pública de Londrina

  • Melissa Gomes de Oliveira UEL
  • Nathalia Kimberly Prestes Soares UEL
Palavras-chave: argumentação, produção escrita, ensino médio

Resumo

Este estudo tem por objetivo investigar a argumentação de alunos de turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Londrina. Além disso, visa averiguar o domínio dos discentes em relação à estrutura do gênero artigo de opinião. Para isso, foram utilizados como aporte teórico os conceitos sobre argumentação de autores como Koch e Elias (2016) e Velasco (2010); bem como as contribuições de Garcia et al. (2021) e Uber (2018) sobre artigo de opinião. Trata-se de uma pesquisa documental, de cunho quantitativo e qualitativo, cuja metodologia ocorreu em três níveis: aplicação de uma proposta de produção em sala de aula; seleção e quantificação dos dados obtidos; e análise dos textos finais. A partir dos resultados, foi possível notar a falta de autonomia dos estudantes enquanto alunos-escritores, uma vez que a maioria deles não apresentou todas as partes constituintes do gênero em seus textos, tampouco uma argumentação sólida.

Downloads

Referências

BAKHTIN, Mikail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.
GARCIA, Ana Luiza Marcondes et al. Pontos de vista: caderno virtual. São Paulo: Cenpec, 2021.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.
UBER, Terezinha de Jesus Bauer. Artigo de opinião: estudos sobre um gênero discursivo. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_terezinha_jesus_bauer_uber.pdf. Acesso em: 02/05/24 às 13:15.
VELASCO, Patrícia del Nero. Educando para a argumentação: contribuições do ensino da lógica. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
https://medium.com/@niva/apostila-de-reda%C3%A7%C3%A3o-905fa7b02f2e. Acessado dia: 25/04/24 às 17:38.
Publicado
2024-11-03