A disciplina de Oratória e comunicação no ensino médio: os recursos visuais como um aliado em apresentações orais

  • Paula Franciela de Souza UEL
Palavras-chave: experiência de estágio, ensino de oratória, recursos visuais

Resumo

Este trabalho evidencia a experiência do estágio obrigatório do 4° ano do curso de Letras Vernáculas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O estágio foi realizado em turmas do Ensino Médio e ocorreu em um Colégio Cívico-Militar, localizado na cidade de Bela Vista do Paraíso. O artigo tem como foco a regência das aulas da disciplina de Oratória e Comunicação realizadas na turma do 2° ano A, e tem como objetivo mostrar como os recursos visuais podem auxiliar os alunos em suas apresentações orais, não somente na escola como também futuramente em suas vidas adultas. Como resultado dessa experiência de estágio, foi possível perceber que os alunos conseguiram compreender o papel dos recursos visuais em apresentações orais, o que se refletiu em seus excelentes trabalhos expositivos no final desse percurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DUTRA, Andréa Soares. O espaço da oralidade na aula de língua portuguesa: orientação dos PCN e propostas dos livros didáticos. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

PROCÓPIO, Renata Bittencourt; SOUZA, Patrícia Nora de. Os recursos visuais no ensino- aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 31, n. 2, 139-146, 2009. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/issue/view/382. Acesso em: 16 fev. 2024.

POLITO, Reinaldo. Recursos audiovisuais nas boas apresentações. in: Revista Vencer. São Paulo, 23 de março de 2018. Disponível em https://reinaldopolito.com.br/recursos-audiovisuais-nas-boas-apresentacoes/. Acesso em: 10 fev. 2024.

SANTOS, Luisa Corrêa do. Medo de falar em público em estudantes universitários. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia)- Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2021.
Publicado
2024-11-03