O professor mediador de leitura: a roda de conversa como método de ensino de literatura
Resumo
Este artigo relata a experiência no Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras-Português e objetiva analisar as aulas ministradas no período de regência que contribuíram para a formação docente da autora. Pretende-se expor como, através da roda de conversa, os alunos foram capazes de discutir as muitas perspectivas sobre dois contos e se mostraram interessados por meio de uma aula diferente dos métodos tradicionais. Como resultado, evidenciou-se a capacidade de análise e argumentação dos alunos, direcionando a discussão para contextos sociais. A experiência no Programa revelou-se fundamental para a formação docente, visto que a implementação da roda de conversa exigiu da educadora conhecimentos sobre a interpretação textual e a aplicação de teorias literárias. A metodologia se pauta em teóricos que irão abordar o elemento mediador e seu papel no estímulo à leitura, além da compreensão e interpretação textual voltados para o coletivo através das indagações docentes e as manifestações dos leitores estudantes. Dessa forma, serão apresentados os teóricos: (Bajour, 2021), (Barros, 2006), (Candido, 2023) e (Colomer, 2012).
Downloads
Referências
BARROS, M. H. T. C.; BORTOLIN, S.; SILVA, R. J. Leitura: mediação e mediador. São Paulo: FA, 2006.
BRASIL. M. da E. Base Nacional Comum Curricular Brasília, 2018.
CANDIDO, A. Vários Escritos. São Paulo: Todavia, 2023.
CHAVES, R. (org). Contos Africanos dos países de língua portuguesa. São Paulo: Ática, 2021.
COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global Editora, 2012.