Se Liga!: aplicação e implicações

  • Rayza Lorrayne Barbosa UEL
Palavras-chave: Se Liga, recuperação, aprendizagem

Resumo

Este artigo científico propõe realizar uma análise das implicações do Se Liga!, definido como uma “ação de intensificação de aprendizagem voltada para a recuperação da aprendizagem” e implementado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), no contexto da educação básica. O texto resulta de pesquisa de campo que envolveu a observação de turmas de sétimo ano durante estágio em uma escola pública de ensino fundamental II, no município de Jaguapitã. A metodologia utilizada incluiu a coleta de dados qualitativos por meio de observação direta, entrevistas com professores a partir de questões abertas e com alunos por meio de um questionário, bem como análise documental de materiais institucionais e artigos relacionados ao Se Liga!.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALDAS, Roseli Fernandes Lins. Recuperação escolar: discurso oficial e cotidiano educacional - um estudo a partir da Psicologia Escolar. 2010. 264 f. Tese (Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Área de Concentração: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

D'ÁVILLA, Antonio. O problema da repetência e as classes de recuperação. In: IV
Congresso Nacional de Professores Primários. Recife, Pernambuco, 1959.

PARANÁ, Secretaria Estadual de Educação do Estado do. Se Liga! Secretaria da Educação. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2024.

PARANÁ, Secretaria Estadual de Educação do Estado do. Programas. Secretaria da Educação. Disponível em: . Acesso em: 2 mai. 2024.

PARANÁ, Secretaria Estadual de Educação do Estado do. SE LIGA!: Ações Pedagógicas com foco no fluxo escolar.. 30 dez. 2023. Apresentações Google. Disponível em: https://docs.google.com/presentation/d/1GsLq0_cq1W0Gb-2zhSk5-tCLmscHDMXbiLLeiePcCJ0/edit?usp=sharing. Acesso em: 9 abr. 2024.

SÁ FURLANETE, K. L. V. R. de .; CZERNISZ, E. C. da S.; SANTOS, S. A. dos. A jornada de trabalho e a hora atividade como expressões do processo de precarização e intensificação do trabalho na Escola Pública Paranaense. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1098–1113, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14548. Acesso em: 3 maio. 2024.

SCHOLOCHUSKI, V. C. P. O trabalho docente no espaço-tempo da hora-atividade nas escolas públicas estaduais do Município de Almirante Tamandaré. 2018. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018.
Publicado
2024-11-03