A diversidade cultural presente dentro da instituição escolar: um olhar sobre o reconhecimento do indivíduo por meio do multiculturalismo
Resumo
O estudo a seguir propõe uma análise das diversas realidades socioculturais presentes em alunos de ensino fundamental II em uma escola pública de Londrina (PR), e como a instituição escolar influencia nesse desenvolvimento do indivíduo social. No decorrer do estágio no Programa Residência Pedagógica, como uma docente em formação, foi observado o modelo de estratégias educacionais utilizado, tanto pela professora preceptora quanto pela gestão escolar, com base nos estudos de Ongaro, Bolzan e Wisch (2018) e Maia e Silva (2019), que refletem sobre a importância dessas diversidades de experiências sociais e consideram ser imprescindível ao ambiente escolar saber como utilizar diferentes metodologias para a valorização educacional e social deste sujeito. O estudo proporcionou como resultado uma diversidade de experiências educacionais, promovendo a valorização do multiculturalismo dentro do ensino, mostrando que, mesmo com os desafios, é um mecanismo de ensino importante para a formação de um indivíduo inserido em uma sociedade plural.
Downloads
Referências
BOLZAN, Doris Pires Vargas; ONGARO, Daniela Dal; WISCH, Tasia Fernanda. A organização da vida e da realidade escolar: olhares sob a perspectiva das experiências socioculturais. Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 7, n. 15, p. 9-24, 2018. Universidade Federal de Santa Maria.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GABRIEL, Paulo. Utopia. Textos de Paulo Gabriel; fotos Agenor Chiarinelli. Belo Horizonte: Santa Clara, 2000.
GOMES, Paulo André T. M. Perseguição. 2003.
REGO MAIA, A. P.; MOREIRA DA SILVA, C. N. Educação escolar e multiculturalismo: lendo e refletindo realidades sociais na sala de aula. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, v. 6, n. 11, p. 200-216, 2019.