Uso de metodologias ativas para recomposição da aprendizagem no ensino pós-pandemia
Resumo
Este artigo busca expor a importância da aplicação de metodologias ativas no ensino de Língua Portuguesa em sala de aula, com foco em turmas advindas do cenário de pandemia da Covid-19, saídas do Ensino Fundamental 1 para o Fundamental 2. Ao longo deste trabalho, serão utilizadas as experiências e observações das alunas Jéssica Larissa Pais dos Santos e Vitória Calderone Ferreira, durante o decorrer da residência no Colégio Newton Guimarães, acompanhadas pela professora Franciela Zamariam. O período experienciado e relatado aconteceu em turmas do 9° ano e no ateliê literário para os alunos do NAS. Dessa forma, será apresentado o uso de Metodologias tanto no ensino geral da Língua Portuguesa quanto, especificamente, no ensino da gramática como modo de aprimorar o ensino-aprendizagem nas classes.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
DIAS, Érika. RAMOS; Mozart Neves, A Educação e os impactos da Covid-19 nas aprendizagens escolares. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.30, n.117, p. 859-870, out./dez. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/LTWGK6r8n6LSPPLRjvfL9qs/?format=pdf. Acesso em: 11 feb. 2024.
DIESEL, Aline. BALDEZ, Alda Leila S. MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, RS, v.14 n.1, p. 268-288, 2017. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4650060/mod_resource/content/1/404-1658-1-PB%20%281%29.pdf. Acesso em: 11 feb 2024.
FREITAS, Lessandro de. EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA: OS IMPACTOS DA COVID - 19 SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, Piauí, v.06, n.02, p. 1-16, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4055/3788. Acesso em: 12 feb 2024.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora. 1989. p. 11-12.
GALILEU, Redação. Como o algoritmo do TikTok impacta nossa saúde mental, segundo estudo. In: Revista Galileu. 01 mai 2023. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/sociedade/comportamento/noticia/2023/05/como-o-algoritmo-do-tiktok-impacta-nossa-saude-mental-segundo-estudo.ghtml. Acesso em: 01 out 2023.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo (SP): Editora Ática S.A. 1993. p. 15.
MORATORI, Patrick Barbosa. Por que utilizar jogos educativos no processo de Ensino aprendizagem? 2003. 28. Informática na Educação. Mestrado (de Informática aplicada à Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4675248/mod_resource/content/1/Por%20que%20utilizar%20Jogos%20Educativos%20no%20processo%20de%20ensino%20aprendizagem%20.pdf. Acesso em: 12 fev. 2024.