Escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista:
revisão de estudos nacionais
Resumo
O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica sobre a escolarização de estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A coleta de dados foi realizada no sítio da Revista Educação Especial, Revista Brasileira de Educação Especial, e da Revista Psicopedagogia. Utilizou-se os descritores “Autismo”, “Inclusão Escolar” e “Psicopedagogia”, em ambos os periódicos. O período estipulado para as publicações foi de 2010 até 2016. A busca resultou em 33 artigos, dos quais apenas 16 foram selecionados, pois tratavam de especificidades relacionadas à educação de alunos com TEA. Para análise dos artigos, criou-se as seguintes categorias: educação inclusiva, trabalho psicopedagógico, comunicação, socialização e instrumentos avaliativos. Os resultados evidenciaram que há poucos estudos especificamente sobre educação inclusiva dos estudantes com TEA, além da necessidade de formação para os professores e questões sobre afetividade no processo educacional. A pesquisa trata de tema ainda pouco explorado em nosso contexto e pode contribuir para o trabalho de profissionais da área da educação que atuam com esta demanda.