Treinamento da memória operacional em crianças com dificuldades de aprendizagem

  • Eduardo de Souza Hashimoto Universidade Estadual de Londrina
  • Patrícia Silva Lúcio Universidade Estadual de Londrina

Resumen

Intervenções no contexto educacional com crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem são relevantes para o desenvolvimento de habilidades cognitivas necessárias à aprendizagem. O presente estudo teve por objetivo investigar o efeito do programa de estimulação cognitiva “Cogmed” em crianças do ensino fundamental de Apucarana/PR. Participaram do estudo 25 alunos das salas de recursos multifuncionais entre 9 e 14 anos de idade, que apresentaram dificuldades de aprendizagem em avaliações psicoeducacionais. Como medida de controle, foi avaliado o desempenho das crianças nos índices da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – 4a Edição (WISC-IV). Os resultados indicaram a melhoria nos índices de compreensão verbal, organização perceptual e na memória operacional.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2018-10-02