Inventário de Estilos Intelectuais: Uma análise semântica com estudantes do ensino fundamental

  • Lana Raquel Piassa Universidade Estadual de Londrina
  • Katya Luciane de Oliveira
  • Caroline Tiemi Itiyama
  • Nathália Maria Gouveia de Araújo
Palavras-chave: estilos intelectuais; estilos de aprendizagem; ensino fundamental

Resumo

O objetivo da pesquisa foi realizar uma análise semântica do instrumento de avaliação de estilos intelectuais, a Thinking Styles Inventory, por meio de aplicação em alunos do ensino fundamental. Participaram da pesquisa 40 alunos do ensino fundamental e foi utilizada a Thinking Styles Inventory. As questões são no formato likert nas quais o aluno assinala com um x a resposta que mais se adequa à sua realidade. A coleta durou cerca de 30 minutos e foi individual. Os termos de consentimento livre e esclarecido foram assinados pelos alunos e seus responsáveis. Os resultados indicaram que de um modo geral os alunos estudados tiveram uma compreensão semântica dos itens, com ressalvas para os alunos mais novos. Os dados foram discutidos em termos das implicações psicoeducacionais.

Publicado
2018-10-02