A relação professor-aluno e a motivação para aprender no ensino médio

  • Lucas Dieguez Universidade Estadual de Londrina
  • Katya Luciane de Oliveira
Palavras-chave: Relação professor-aluno, Motivação para aprender, Ensino Médio

Resumo

O relacionamento entre o professor e seu aluno é um dos principais aspectos da aprendizagem, além disso, um aluno motivado realiza suas tarefas com maior facilidade. Por isso, este estudo tem como objetivo compreender possíveis relações entre a perspectiva de alunos e seus professores sobre a interação professor-aluno e a motivação para aprender no Ensino Médio, além de identificar e buscar evidências de validade para um instrumento de medida da relação professor-aluno no Ensino Médio, levantando as percepções da relação professor-aluno e a motivação para aprender a partir da perspectiva do aluno e do professor e analisando possíveis diferenças ou semelhanças entre os três anos escolares do Ensino Médio a partir dos construtos estudados. Participarão da coleta de dados 450 alunos e aproximadamente 15 professores de todas as disciplinas, de 4 escolas públicas do norte do estado do Paraná, por meio da aplicação de três instrumentos, dois abordando a relação professor-aluno (um sob a perspectiva do aluno e outro do professor) e um sobre a motivação. Sendo assim, espera-se realizar a compreensão da relação professor-aluno e a motivação para aprender, bem como o levantamento e a possibilidade de associação destes. Além disso, os benefícios também se relacionam com a contribuição para a produção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-11-13