Contribuições de estratégias de autorregulação da aprendizagem no ensino superior

Palavras-chave: autorregulação; estratégias de aprendizagem; ensino superior.

Resumo

A autorregulação da aprendizagem é um processo autodirigido e volunta´rio, o qual permite o gerenciamento comportamentos, sentimentos e pensamentos no desenvolvimento das tarefas acade^micas. Autoresdefendem que os processos de autorregulac¸a~o dependem de certas dimenso~es de funcionamento psicológico, e uma delas é o “como estudar”, que expressa a necessidade de uso de estrate´gias para que o estudante gerencie sua aprendizagem.Este resumo tem como objetivo as contribuições de intervenções de promoção de estratégias autorregulatórias para o processo de aprendizagem no ensino superior em um mapeamento de pesquisas da área. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, que teve como procedimento metodológico uma revisa~o de literatura nacional sobre o tema, no período entre 2011 e 2017. Considerou-se pesquisas publicadas em perio´dicos de maior impacto e uma tese pertinente ao tema. Por meio da revisão foram encontrados estudos de intervenção por monitorias e narrativas autobiográficas em cursos de formação de professores, programa de ensino de estratégias de aprendizagem com graduandos de diferentes cursos e disciplina eletiva sobre autorregulação da aprendizagem e estratégias. Autores destacaram que a monitoria contribuiu para a aprendizagem e, paralelamente, para formar professores qualificados para assumirem a profissão, pois, o apoio entre monitor e discente, ambos conseguem raciocinar de maneira mais satisfatória e compreender melhor as questões do cotidiano escolar. Portanto, a interação e cooperação foram as estrate´gias que mais mobilizam os processos de ensino e de aprendizagem. Um estudpo sobre o tema constatou que a autorregulac¸a~o da aprendizagem e´ promovida quando se recorre aos portfo´lios, ao passo que desencadeia a reflexão e a interação ddestacar as dimenso~es pessoais, que impulsionam as competências profissionais. Os participantes mostraram que ao construir sua pro´pria narrativa, regularam e sistematizaram as ac¸o~es que envolvem o pensar sobre si e sobre o ambiente, a fim de autorregular sua aprendizagem. Em outro estudo mapeado, por meio de um programa de seis encontros considera que foram propiciadas condições aos estudantes favorecedoras de mudança. Os pro´prios participantes do grupo experimental afirmaram mudanças de médio impacto na dimensão pessoal, estudo e interpessoal, como por exemplo, maior autoconhecimento, participac¸a~o em aula e menos ansiedade. Em relação à disciplina eletiva oportunizada em um estudo de , os resultados indicaram um impacto positivo no processo de desenvolvimento da autonomia dos estudantes, pois, eles ampliaram o conhecimento sobre estrate´gias de aprendizagem nas diferentes fases da autorregulac¸a~o. Os resultados dessa pesquisa demonstraram que os estudos de intervenções investigados apresentam as contribuições do ensino de estratégias de aprendizagem para a promoção do processo autorregulação. Por meio de diferentes formatos, as intervenções tiveram um impacto positivo nas dimensões pessoais e acadêmicas dos participantes. Portanto, é necessário que outras propostas como essas sejam promovidas no ensino superior, de modo a contribuir com o processo de autorregulação da aprendizagem dos universitários.

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Publicado
2019-11-13