Os leitores experientes e as estratégias de compreensão leitora
Resumo
Estudos apontam que leitores experientes ativam diferentes estratégias para o processo de compreensão leitora. Por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, busca-se neste texto destacar o que os leitores estratégicos fazem para compreender o que leem. Os resultados demonstram que o processo de compreensão está relacionado à ativação de conhecimentos prévios e esquemas relevantes, em uma atividade metacognitiva. A compreensão está diretamente relacionada à capacidade de prever e recuperar na memória esquemas mentais já existentes, que se relacionem com a informação recebida, produzindo significados a ela. Leitores ativos são capazes de descrever as estratégias que utilizam durante a leitura, monitorando a própria compreensão de forma consciente. A partir deste estudo, pode-se destacar possibilidades para a formação de um leitor ativo e proficiente, capaz de ativar conhecimentos prévios e utilizá-los juntamente com outras estratégias. Destaca-se que os principais momentos e características de um leitor experiente. Antes de ler, tem claro os seus objetivos de leitura, aprender, encontrar uma informação, podendo criar hipóteses e selecionar os momentos principais da leitura. Durante a leitura são seletivos, fazem anotações e pausas para refletir sobre uma ideia apresentada no texto, bem como relações com seus conhecimentos prévios. São capazes ainda de fazer perguntas, previsões e criar imagens mentais enquanto leem. Leitores experientes chegam à conclusões sobre ideias do texto, a partir de informações, como o momento em que o texto foi escrito, as percepções e objetivos do autor. Após a leitura, o leitor estratégico faz um processamento adicional, relendo, construindo resumos e refletindo sobre o que leu. Em síntese da pesquisa feita, leitores experientes desenvolvem a compreensão a partir de textos inteiros, envolvendo-se nesses três momentos. Assim, ao aprender utilizar estratégias de compreensão, os leitores estão sendo ensinados a ler como leem os leitores experientes. Posto isto, destaca-se a necessidade de que novos estudos sejam realizados de modo a compreender melhor os constructos psicoeducacionais envolvidos na presente pesquisa.