Vozes Infantis o que as crianças experienciam sobre as vivências de racismo

o que as crianças experienciam sobre as vivências de racismo

Autores/as

  • Ângela Silva UEL
  • Francismara Neves Oliveira UEL

Palabras clave:

racismo, vozes infantis, negritude

Resumen

O trabalho apresentado é um recorte da pesquisa de mestrado em andamento, na modalidade de balanço de produção e teve como problemática a seguinte questão: as crianças da educação infantil problematizam as vivências de racismo? Para responder a essa questão estabeleceu-se como objetivo: apresentar uma análise de teses de doutorado e de dissertações publicadas de 2017 a 2021 no portal Capes que discutiram a temática do racismo a partir da perspectiva e dos saberes das crianças da educação infantil. A busca resultou em 3 produções científicas, sendo 1 tese de doutorado e 2 dissertações de mestrado. A análise revelou que as crianças reproduzem as práticas de discriminação racial que experimentam e vivenciam no cotidiano escolar. Ressaltamos que a escola da primeira infância tem papel fundamental na construção de uma identidade positiva, para que desde a mais tenra idade as crianças possam experienciar vivências positivas da sua negritude.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Archivos adicionales

Publicado

2022-12-02