Igrejas em campanha eleitoral
performances e estratégias político religiosas nas eleições de Campo Mourão de 2024
Keywords:
religião pública, evangélicos, religião, políticaAbstract
Este trabalho analisa a campanha eleitoral de um candidato oficialmente apoiado por duas denominações evangélicas pentecostais, eleito vereador nas eleições municipais de 2024, em Campo Mourão, Paraná. O corpus empírico da pesquisa é composto por 718 materiais de campanha, incluindo flyers, vídeos, stories, publicações e fotografias, coletados nas mídias sociais do candidato ao longo do período eleitoral. Identificamos a atuação dessas instituições religiosas no apoio e promoção do representante político junto aos fiéis. Esse respaldo se concretizou por meio da concessão de espaços e falas nos cultos, declarações realizadas por lideranças eclesiásticas nas mídias sociais, além da mobilização de voluntários para a campanha. A análise desses conteúdos possibilitou identificar características performáticas, estratégias eleitorais e representações político-religiosas articuladas entre as duas denominações e o candidato, evidenciando a busca por força simbólica e legitimidade política na disputa por espaços de poder.
Downloads
References
BERGER, Peter. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 1985.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectivas, 2007.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer? São Paulo: EdUSP, 2008.
CAMURÇA, Marcelo. Um poder evangélico no Estado brasileiro? Mobilização eleitoral, atuação parlamentar e presença no governo Bolsonaro. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 12, n. 25, p. 82-104, jan./abr. 2020.
Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder. Campo Mourão. Disponível em: https://culturaepoder.unespar.edu.br/
FAJARDO, Maxwell Pinheiro. “Onde a luta se travar”: uma história das Assembleias de Deus no Brasil. Curitiba: Editora Prismas, 2017.
FALCÃO, Carolina. O voto, o povo e a carta: notas sobre a legitimidade das demandas evangélicas na campanha presidencial de Lula em 2022. REVER: Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 24, n. 1, pp. 221-235, 2024.
LACERDA, Fábio. Pentecostalismo, eleições e representação política no Brasil contemporâneo. 144f. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
MACHADO, Maria das Dores Campos; BURITY, Joanildo. A ascensão política dos pentecostais no Brasil na avaliação de líderes religiosos. Dados, Rio de Janeiro, v. 57, n. 3, p. 601-631, 2014.
MEYER, Birgit. De comunidades imaginadas a formações estéticas: mediações religiosas, formas sensoriais e estilos de vínculo. In: GIUMBELLI, Emerson; RICKLI, João; TONIOL, Rodrigo (orgs.). Como as coisas importam: uma abordagem material da religião – textos de Birgit Meyer. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2019, p. 43-113.
MEZZOMO, Frank Antonio; ANJOS, Brandon Lopes; ORO, Ari Pedro. Assim na Câmara como na Assembleia: representação corporativa evangélica nas eleições de 2018 e 2020 no Paraná. Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião, v. 23, p. 1-43, 2021.
PRANDI, Reginaldo; SANTOS, Renan; BONATO, Massimo. Igrejas evangélicas como máquinas eleitorais no Brasil. Revista USP, São Paulo, n. 120, p. 43-60, jan./mar. 2019.
PÉREZ GUADALUPE, José Luis. ¿Políticos evangélicos os evangélicos políticos? Los nuevos modelos de conquista política los evangélicos en América Latina. In: PÉREZ GUADALUPE, José Luis; GRUNDBERGER, Sebastian (Orgs.). Evangélicos y poder en América Latina. Lima: KAS; IESC, 2019, p. 13-92
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009.
SMITH, Amy Erica. Religião e Democracia Brasileira: dos bancos das igrejas para as urnas. Petrópolis: Vozes, 2023.
YIN, Robert. Pesquisa qualitativa: do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.