De movimento social a partido político
a atuação da FRELIMO em Moçambique
Keywords:
Moçambique, FRELIMO, colonização, políticaAbstract
A proposta norteadora deste ensaio objetiva tratar da atuação da Frente de Libertação de Moçambique nos anos em que se estabeleceu como um dos maiores movimentos de libertação da África Austral até a consolidação da independência de Moçambique em 1975. Desde então, a FRELIMO que outrora priorizava a liberdade frente ao imperialismo português se tornou um partido político cujo regime se estabeleceu unipartidário em Moçambique. As implicações destes movimentos causaram problemas ainda maiores no jovem país. Este artigo visa tratar das questões políticas presentes no Moçambique liberto a partir da atuação da FRELIMO.
Downloads
References
BARTH, Fredrik. Temáticas Permanentes e Emergentes na Análise de Etnicidade. In: GOVERS, Cora; VERMEULEN, H. Antropologia da Etnicidade: para além de “ethnic groups and boundaries”. Lisboa: Fim de Século, 2003.
CABAÇO, José Luís de Oliveira. Moçambique: identidades, colonialismo e libertação. 2007. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
DE BRITO, Luís. A Frelimo, o marxismo e a construção do Estado Nacional. 1962-1983. 2019.
FERNANDES, M.; MENDES, R. Dicotomias urbanas em Angola e Moçambique: A cidade de cimento vs cidade improvisada (caniço/musseque). Academia. Edu, v. 1, p. 1-15, 2012 HARVEY, David. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014 (p. 27-66).
HERNANDEZ, Leila Leite; HERNANDEZ, Leila Maria Gonçalves. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. Selo Negro, 2008.
JANUÁRIO, Emílio Mário. Estudo da luta de libertação nacional de Moçambique. Trabalho de Con clusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro, 2019.
LEWENSTEIN, Irene. África atual: três histórias, várias questões. Cadernos de educação popular. Rio de Janeiro, 1988.
VISENTINI, Paulo Fagundes. As revoluções africanas: Angola, Moçambique e Etiópia. UNESP, 2012.
SUMICH, Jason; CABRAL, Rui. Construir uma nação: ideologias de modernidade da elite moçambicana. Análise social, p. 319-345, 2008.
TAIMO, Jamisse Uilson. História e política: do ensino superior em Moçambique. Instituto de Governação, Paz e Liderança, 2019.