Hermetismo, magia e alquimia

reflexos da antiguidade na renascença italiana

Autores/as

  • Álefi Testa UEL

Palabras clave:

Hermetismo, Alquimia, Renascença, Magia

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo explorar a introdução dos escritos herméticos na Itália renascentista, e buscar nos documentos e nas reproduções visuais do período e as possíveis influências exercidas pela filosofia hermética. Veremos algumas definições de historiadores sobre o período renascentista, a chegada e a tradução dos escritos herméticos, realizada por Ficino a pedido da família Médici, depois buscaremos compreender como essas leis herméticas, escritas na antiguidade vieram acompanhadas de inúmeras especulações sobre suas origens, e que supostamente carregariam em si uma lei universal, expressas em princípios, que influenciaram diretamente a maneira com que os intelectuais da renascença compreendiam o mundo. Metodologicamente, a pesquisa adota abordagem histórico-analítica, baseada na tradução e estudo de documentos renascentistas ligados ao hermetismo. Paralelamente, realiza-se a análise iconográfica de imagens alquímicas do período, interpretando seus símbolos à luz das leis herméticas. Essa investigação é complementada por bibliografia de autores contemporâneos que aprofundaram o estudo dessas fontes, permitindo estabelecer conexões entre o pensamento original e interpretações atuais. A investigação segue o curso buscando observar a ressignificação dos escritos herméticos durante a renascença, que também ofereceram bases para o surgimento de diversas áreas de pesquisa, como as ciências, as artes, a alquimia, a filosofia, e influenciando da mesma maneira os ideais e as práticas espiritualistas e religiosas, que sobrevivem até hoje.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Álefi Testa, UEL

Aluno do curso de pós-graduação em História das Religiões e Religiosidades, ofertado pelo departamento de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado no curso de Licenciatura em Artes Visuais, na mesma instituição. Professor de Arte de Ensino Fundamental e Médio na rede pública do Estado do Paraná (SEED).

Citas

ATROCH, T. J. C. A visão do cosmo no “Tratado da magia” de Giordano Bruno. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

2012.

BURCKHARDT, Titus. A arte sagrada no Oriente e no Ocidente. São Paulo: Attar Editorial, 2004.

BURKE, Peter. O Renascimento. Lisboa. Texto & Grafia, 2018.

COSTA, Frederico. Relações entre ciência e magia no nascimento da ciência moderna. 2011. 38 f. Monografia (Bacharelado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/2020. Acesso em: 05 maio 2021.

JOB, Nelson. Magia ao longo da Ciência Renascentista e Moderna. V Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia. Maio de 2015 – Porto Alegre. Disponível em: .https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/react/article/view/1378. Acesso em: 29 abr. 2021

NOKHOOJA. Filosofia Perene. Tábua de Esmeralda. Disponível em: https://nokhooja.com/temas/espirtuality/a-tabua-de-esmeralda. Acesso em: 12 maio 2021.

PININGTON, Catherine Beyer. Rebis from Theoria Philosophiae Hermeticae. Learn Religions, [s. l.], 24 jan. 2019. Disponível em: https://www.learnreligions.com/rebis-from-theoria-philosophiae-hermeticae-95751. Acesso em: 31 jul. 2025.

RUSKA, Julius. Tabula Smaragdina: Ein Beitrag zur Geschichte der hermetischen Literatur. Heidelberg: C. Winter, 1926. Trad. Robert A. Powell. Trad. para o português: NoKhooja. Disponível em: https://tentaculo.wordpress.com/. Acesso em: 09 ago. 2025.

TRISMEGISTO, Hermes. Corpus Hermeticum. 1457. Disponível em: https://docero.com.br/doc/xx1vs1v. Acesso em 29/04/2021.

VIEIRA, Otávio S. O hermetismo como elemento fundamental do ocidente: um paradoxo entre sua necessidade e sua rejeição. Dissertação (Mestrado em Ciência das Religiões) – Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB. 2016.

YATES, Frances A. Giordano Bruno e a tradição hermética. São Paulo: Cultrix, 1979.

Publicado

2025-10-09