Trajetória parlamentar do deputado Zaqueu de Melo (1955-1962)
apontamentos iniciais
Palabras clave:
religião, política, protestantismo, trajetóriaResumen
Neste trabalho, objetivamos analisar alguns aspectos da trajetória do deputado Zaqueu de Melo, pastor presbiteriano, durante seus dois mandatos na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), entre 1955 e 1962. Procuramos problematizar sua atuação para expandir a presença protestante na educação e na política eleitoral, contribuindo com as discussões sobre as articulações entre os campos religioso e político no espaço público. O parlamentar utilizou de seu espaço de poder para implantar um projeto político-educacional no estado, a partir de uma perspectiva protestante. Partimos da hipótese de que seu exercício na ALEP permite compreender a construção do primeiro movimento sistematizado de participação de evangélicos na política paranaense, com o propósito de executar ações que promovessem o avanço de suas concepções de sociedade, em um período de expressiva transformação social, a nível nacional e estadual. Para o desenvolvimento desta pesquisa, selecionamos alguns documentos de seu arquivo pessoal. Entendemos que essa trajetória permite compreender e questionar as particularidades e singularidades de sua vida, constantemente influenciadas pelo contexto social e moldadas por um processo dinâmico de interação e conflito entre as suas características individuais e as estruturas sociopolíticas.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Luciane Silva de. Da defesa do Estado Laico à “Revolução enviada por Deus”: protestantes históricos e política no Brasil, um breve histórico (1900-1970). In: SILVA, Elizete; SANTOS, Lyndon de Araújo; ALMEIDA, Vasni de (Orgs.). Os 500 anos da Reforma Protestante no Brasil: um debate histórico e historiográfico. Curitiba: Editora CRV, 2017, p. 167-189.
ALMEIDA, Vasni de. Protestantismo e república no Brasil: política, sociedade e educação. In: SILVA, Elizete; SANTOS, Lyndon de Araújo; ALMEIDA, Vasni de (Orgs.). Os 500 anos da Reforma Protestante no Brasil: um debate histórico e historiográfico. Curitiba: Editora CRV, 2017, p. 139-163.
ANJOS, Brandon Lopes dos. “Longe das peias da herança e da pressão social, elle tem uma vontade livre”: trajetória de Zaqueu de Melo e configurações do protestantismo brasileiro. 147f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento) – Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, 2024.
ARIAS NETO, José Miguel. O Eldorado: representações da política em Londrina 1930-1975. Londrina, EDUEL, 2008.
BAÍA, Paulo. Pensamento social e político de José de Souza Marques: trajetória de vida de um combatente pelas tolerâncias, inclusão social e mobilidade geopolíticas e territoriais no Brasil. Revista NEP, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 140-179, 2020.
BURITY, Joanildo. Fé na revolução: protestantismo e o discurso revolucionário brasileiro (1961-1964). Rio de Janeiro: Novos Diálogos, 2011.
CAMPOS, Leonildo Silveira. De políticos de Cristo – uma análise do comportamento político dos protestantes históricos e pentecostais do Brasil. In: BURITY, Joanildo; MACHADO, Maria das Dores Campos (Orgs.). Os votos de Deus: evangélicos, política e eleições no Brasil. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2006, p. 29-90.
CARNEIRO JÚNIOR, Renato Augusto. Religião e política: a Liga Eleitoral Católica e participação da Igreja nas eleições de 1954. Curitiba: SAMP, 2014.
LEVILLAIN, Philippe. Os protagonistas: da biografia. In: RÉMOND, René (Org.). Por uma História Política. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003, p. 141-184.
MONTENEGRO, Antônio Torres. Ligas Camponesas e sindicatos rurais em tempo de revolução. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Orgs.). O Brasil republicano: o tempo da experiência democrática. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 241-271.
OLIVEIRA, Cilas Ferraz de. Nunca, na história deste país... A contribuição de Guaracy Silveira ao metodismo do Brasil. 161f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2008.
PÉREZ GUADALUPE, José Luis; CARRANZA, Brenda (Orgs.). Novo ativismo político no Brasil: os evangélicos no século XX. Rio de Janeiro: Konrad Adenauer Stiftung, 2020.
PÉREZ GUADALUPE, José Luis; GRUNDBERGER, Sebastian (Eds.). Evangélicos y poder en América Latina. Lima: Kas; IESC, 2019.
RODRIGUES, Donizete; LELLIS, Nelson (Orgs.). Religião e política: o contexto da lusofonia. São Paulo: Recriar, 2020.
SANTOS, João Marcos Leitão. “A serviço do povo para a grandeza da pátria”: o Partido Republicano Democrático – Um partido protestante. Fatos & Versões, Dourados, v. 7, n. 14, p. 48-79, 2015.
SARAIVA, Daniel Lopes; MACHADO, Ana Carolina. Sobre os estudos biográficos no âmbito da História: uma conversa com Wilton Carlos Lima da Silva. Outros Tempos, São Luís, v. 22, n. 39, p. 338-360, 2025.
SILVA, Elizete da; SANTOS, Lyndon de Araújo; ALMEIDA, Vasni de. Historiografia do protestantismo brasileiro e a reforma protestante. In: SILVA, Elizete da; SANTOS, Lyndon de Araújo; ALMEIDA, Vasni de (Orgs.). Os 500 anos da Reforma Protestante no Brasil: um debate histórico e historiográfico. Curitiba: Editora CRV, 2017, p. 43-86.
SILVA, Osvaldo Heller da. A foice e a cruz: comunistas e católicos na história do sindicalismo dos trabalhadores rurais do Paraná. Curitiba: Rosa de Bassi, 2006.
SILVA, Wilton Carlos Lima. Biografias: construção e reconstrução da memória. Fronteiras, Dourados, v. 11, n. 20, p. 151-166, jul./dez. 2009.
SILVA, Wilton Carlos Lima; VERAS, Rogério de Carvalho. As biografias protestantes como hagiografias: análise de três obras biográficas do protestantismo brasileiro (1930-1950). Revista Brasileira de História das Religiões, Maringá, v. 9, n. 26, p. 163-184, set./dez. 2016.
SOUZA, Eder Cristiano. Londrina e o Norte do Paraná nos anos 1956 a 1964: questões urbanísticas e conflitos sociais na “Capital Mundial do Café”. In: ROMPATTO, Maurílio; Guilherme, Cássio Augusto; CRESTANI, Leandro de Araújo (Orgs.). História do Paraná: migrações, políticas e relações interculturais na reocupação das regiões Norte, Nordeste e Oeste do Estado. Toledo: Editora Fasul, 2016, p. 140-162.
TOMAZI, Nelson Dacio. Construção e silêncios sobre a (re)ocupação da região norte do estado do Paraná. In: DIAS, Reginaldo Benedito; GONÇALVES, José Henrique Rollo (Orgs.). Maringá e o Norte do Paraná: estudos de história regional. Maringá: EdUEM, 1999, p. 51-85.
VERAS, Rogério de Carvalho. O arquiteto das orquídeas: trajetória e memória de George William Butler, médico e missionário protestante no Nordeste da aurora republicana (1883- 1919). 391f. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual Paulista, Assis, 2018.