Dimensões do sagrado na Grécia antiga
considerações acerca do papel do oikos na religiosidade grega da antiguidade
Palabras clave:
grécia antiga, sagrado, espaço domésticoResumen
A relação entre espaço e sagrado traz considerações importantes acerca do modo como diversas sociedades da Antiguidade se organizaram socialmente. Diante disso, este artigo buscou compreender a relação da experiência do sagrado na Grécia Antiga a partir da relação com a noção do espaço doméstico (oikos). Baseando em uma pesquisa bibliográfica, procurou-se discutir a religiosidade grega através dos cultos domésticos e apontar o papel fundamental da casa para a dimensão do sagrado na Grécia Antiga. Para isso, primeiramente, apresentou-se uma discussão sobre a presença de atos rituais no espaço doméstico da Grécia Antiga; logo após, em um segundo momento, buscou-se discorrer sobre o desenvolvimento histórico do âmbito da casa dentro da religiosidade grega antiga; por fim, debruçou-se sobre os elementos presentes no culto doméstico da antiguidade grega.
Descargas
Citas
COULANGES, F.. A cidade antiga. trad. P. Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2002.
FLORENZANO, Maria Beatriz B. O mundo antigo: economia e sociedade (Grécia e Roma). São Paulo: Brasiliense, 2012.
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. Contexto, 2001.
GUARINELLO, Luiz Norberto. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2020.
IBIAPINA, Felipe; LEITÃO, Lúcia. Arquitetura e Sagrado: um olhar sobre a Antiguidade Clássica. Risco Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online), v. 19, p. 1-11, 2021.
MAQUETES DIGITAIS. Labeca. Disponível em: < http://labeca.mae.usp.br/pt-br/professores/maquetes-digitais/>. Acesso em: 18 de ago. de 2025.
MORGAN, Janett E. Space and the notion of final frontier. Searching for ritual boundaries in the Classical Athenian home. Kernos. Revue internationale et pluridisciplinaire de religion grecque antique, n. 20, p. 113-129, 2007.
NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. O cristianismo primitivo como objeto da história cultural: delimitações, conceitos de análise e roteiros de pesquisa. Antíteses, v.8, n.16, p.31-49, jul./dez., 2015.
SARIAN, Haiganuch. Arqueologia da imagem: aspectos teóricos e metodológicos na iconografia de Héstia. Rev. do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, 3: 69-84, 1999.
SOUVATZI, S.G. Introduction. In: A Social Archaelogy of Households in Neolithic Greece: na Anthropological Approach. Cambridge University Press, New York, 2008.
VERNANT, Jean-Pierre. Mito e religião na Grécia Antiga. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.