Intolerância religiosa como problemática histórica e seu impacto na realidade escolar

Autores/as

  • Robson Militão UENP
  • Alfredo Moreira da Silva Junior UENP

Palabras clave:

Religião, Religião e Estado, Direitos Humanos

Resumen

O presente artigo se propõe a analisar a intolerância religiosa a partir de uma problemática histórica e como esse problema afeta os adeptos das religiões afro-brasileiras dentro das escolas, sendo eles alunos e professores utilizando uma tabela de dados publicada por Araújo (2017) em seu livro “Entre Ataques e Atabaques: Intolerância Religiosa e Racismo nas Escolas.” Também foram incluídos nessa pesquisa dois casos de violência ligada a intolerância religiosa no Brasil, afim de problematizar os ataques e propor maneiras de enfrentamento a essa problemática, principalmente dentro das salas de aula, abordando não só o ensino religioso como também as disciplinas de ciências humanas como as disciplinas de história e filosofia, que possuem espaço para a formação de direitos humanos, apesar dos diversos ataques sofridos pelas tentativas de privatização e propagação do discurso neoliberal na educação. Sendo assim o seguinte artigo se dividirá em duas partes, a primeira será destinada a compreender o por que devemos compreender a intolerância religiosa como uma problemática histórica. Enquanto a segunda parte será dedicada a compreender como esse problema afeta a realidade escolar do povo de santo e promover medidas de enfrentamento para esse problema.

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Biografía del autor/a

Robson Militão, UENP

Acadêmico do Curso de Licenciatura em História – Centro de Ciências Humanas e Educação (CCHE) - Campus de Jacarezinho PR da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Alfredo Moreira da Silva Junior, UENP

Professor Associado do Centro de Ciências Humanas e Educação (CCHE) – Campus de Jacarezinho
da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Doutor em Ciências da Religião pela PUC-SP .

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Publicado

2025-10-09