Estratégias eleitorais de candidatos da Renovação Carismática Católica nas eleições municipais de Campo Mourão (2024)
Palavras-chave:
Renovação carismática, espaço público, eleições, Campo MourãoResumo
A presença pública da religião na política brasileira aciona as relações entre democracia e pluralismo religioso a medida que tensiona pressupostos de laicidade. Nesse sentido, este trabalho investiga as estratégias e representações veiculadas por candidatos católicos vinculados a Renovação Carismática Católica (RCC) durante as eleições à Câmara Municipal de Campo Mourão em 2024, problematizando as articulações entre religião e política, assim como o modo como valores cristãos são mobilizados nas campanhas, discursos e pautas políticas desses candidatos. Adotamos uma abordagem qualitativa, em um movimento que envolveu a coleta, tabulação e análise de materiais de campanha – jingles, flyers, vídeos e entrevistas – publicados pelos candidatos em suas mídias sociais. Os resultados preliminares mostram a recorrência na veiculação de simbologia e léxico cristão nos materiais, quase sempre instrumentalizados de modo a criar uma relação de proximidade entre candidato e eleitorado.
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