I SIMPÓSIO INTERNACIONAL PRÁXIS ITINERANTE: JUVENTUDES E DIVERSIDADES

III SEMINÁRIO TEMÁTICO DO PRÁXIS ITINERANTE: DIVERSIDADES, PLURALIDADES E PERSPECTIVAS EM DEBATE

Justificativa:

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), assume o compromisso de liderar iniciativas voltadas para o avanço e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Em sua missão de ser uma instituição "Pública, de qualidade e para tod@s", como exposto em suas redes sociais, a UEL se posiciona como um importante espaço de fortalecimento e debate das diversidades, reconhecendo a grande importância de abordar a pluralidade e inclusão em sua comunidade acadêmica. como por exemplo por meio dos diferentes sistemas de cotas para graduação e pós-graduação. Dessa maneira, propomos a realização do III Seminário Temático do Práxis Itinerante: diversidades, pluralidades e perspectivas em debate, evento que fomentará o diálogo e reflexão sob uma vasta gama de questões urgentes e emergentes na sociedade brasileira, incluindo a valorização dos povos originários, a promoção da acessibilidade, a discussão sobre gênero e sexualidade, a visibilidade da comunidade LGBTQIAP+, o combate ao racismo, a valorização da cultura popular e periférica, a compreensão das interseccionalidades, das relações etnicorraciais e a reflexão sobre os desafios relacionados à migração. Essas discussões não apenas enriquecerão o ambiente acadêmico da UEL, mas também desempenham um papel fundamental na formação.

Objetivos:

• Objetivo Geral:

Promover a conscientização e a reflexão sobre a importância das diversidades, valorizando a pluralidade de identidades, experiências e perspectivas, por meio de discussões, debates a âmbito nacional. Este projeto busca criar um ambiente acadêmico inclusivo e comprometido com o respeito às diversidades, incentivando o diálogo aberto e o intercâmbio de ideias sobre temas urgentes relacionados aos povos originários, acessibilidade, gênero, comunidade LGBTQIAP+, cultura popular e periféricas, interseccionalidades, relações etnicorraciais e migração. Ao promover a inclusão de diferentes participantes e desconstruir estereótipos, visamos formar cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e que respeite as diferenças, preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo marcado pela diversidade cultural e pela globalização.

• Objetivos Específicos:

1. Estimular o debate e a reflexão sobre a diversidade, promovendo o entendimento da importância da valorização das diferentes identidades, culturas e experiências em nível nacional.

2. Realizar dez Grupos de Trabalho (GTs), são eles:

1. Migração
  2. Interseccionalidades
  3. Diversidades e Povos Origináriosos
  4. Diversidades e luta anti-capacitista
  5. Gênero, Sexualidade e Religiões
  6. Diversidades e Educação
  7. Cultura popular/tradicional e periférica
  8. Diversidades e estudos étnico-raciais (africanos e brasileiros)
  9. Diversidades entre Cannabis e Maconha
  10. Os Estudos Japoneses no Brasil: uma área em crescimento
  11.  Empresariamento e Militarização da educação: crítica, resistência e defesa da escola pública

3. Proporcionar um espaço de diálogo aberto e inclusivo, em que todas as pessoas se sintam confortáveis para expressar suas opiniões e experiências, independentemente de sua origem ou características pessoais.

4. Abordar temas urgentes e relevantes relacionados às diversidades, tais como a valorização dos povos originários, a promoção da acessibilidade, a discussão sobre gênero e sexualidade, entre outros, visando sensibilizar a comunidade acadêmica e externa para essas questões.

5. Desconstruir estereótipos e preconceitos arraigados, promovendo uma compreensão mais precisa e empática das diferentes realidades vividas por indivíduos e grupos diversos.

6. Incentivar o respeito mútuo e a coexistência entre pessoas de diferentes origens e perspectivas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e pacífica.

7. Disseminar e popularizar resultados científicos acerca das diversidades humanas.