RASTREABILIDADE DE PRODUTOS CÁRNEOS: IMPACTO NA CONFIABILIDADE E QUALIDADE

  • Julia B. Costa
  • Vitoria A. K. Lima
  • Cintia M. Fioruci
  • Carina M. Benis
  • Barbara Vicenzi
  • Claudia M. S. C. Weis
  • Adriana L. Soares
Palavras-chave: Produto de Origem Animal, Rotulagem, Gestão, Logística, Consumidores

Resumo

O sistema de rastreabilidade permite que o consumidor identifique todo o caminho ao qual o produto é submetido, da produção à mesa, garantindo qualidade e segurança alimentar. Foi conduzido um estudo observacional para avaliar a adesão a sistemas de rastreabilidade na cadeia produtiva da carne por meio de visitas a supermercados em Londrina, Paraná. Foi verificado que a maioria dos cortes cáneos bovinos embalados, não possuiam identificação de rastreio, e os poucoss que possuiamm, apresentavam informações mínimas. A ausência da informação deve-se ao caráter voluntário do sistema de rastreabilidade no Brasil, o que pode impactar na decisão de compra e na credibilidade dos produtos.
Explorar essa credibilidade dada por sistemas de rastreio é uma possível forma de agregar valor aos produtos.

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Publicado
2024-08-28