AVALIAÇÃO DA EQUIVALÊNCIA TERAPÊUTICA DE COMPRIMIDOS DE PROPRANOLOL 40mg DE COMERCIALIZAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  • Amanda F. Santos
  • Nathalia V. Amaral
  • Renata C. B. Zanoni
  • Maria F. Domingos
  • Leticia C. L. Souza
  • Andressa K. Matsumoto
Palavras-chave: Intercambialidade de Medicamentos, Medicamento Genérico, Medicamento de Referência, Controle de Qualidade.

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade avaliar o controle de qualidade da bioequivalência do medicamento propranolol 40mg a partir de diversos estudos publicados. Para isso, foram utilizados estudos nacionais e internacionais publicados entre 2006 e 2024 nas línguas português, inglês e espanhol, utilizando as bases de dados PubMed e Google Scholar. Foram analisados os testes de peso médio, dureza, desintegração, friabilidade e dissolução. Nos critérios de desintegração e friabilidade, todos os artigos foram aprovados. No entanto, 75% dos artigos nacionais apresentaram algum teste de controle de qualidade alterado. Já em estudos internacionais mostraram menos inconformidades, evidenciando como variáveis a legislação e processo de fabricação influenciam os resultados finais. Isso destaca a complexidade do processo de equivalência farmacêutica do propranolol, indicando a necessidade de um controle rigoroso para garantir a eficácia, segurança e qualidade dos medicamentos genéricos e similares para a população, mostrando a necessidade de mais pesquisa sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-08-28