EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E CAPACITAÇÃO DIGITAL COMO ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO E PROMOÇÃO DA AUTONOMIA NAS PERIFERIAS
Palavras-chave:
Educação Midiática, Cidadania Digital, Violência de Gênero, Autonomia Feminina, Periferias UrbanasResumo
Este trabalho apresenta e analisa uma intervenção educativa voltada a mulheres em situação de vulnerabilidade social residentes em periferias urbanas, articulando educação midiática, cidadania digital e capacitação tecnológica como estratégias para a prevenção da violência de gênero e promoção da autonomia feminina. A ação ocorreu no contexto da educação popular não formal, por meio de oficinas e rodas de conversa, com mulheres de 20 a 65 anos participantes de um curso de empreendedorismo. Partindo de uma abordagem interseccional, o projeto compreende a violência de gênero como um fenômeno multifacetado, que inclui exclusão digital e desinformação. Os resultados apontam avanços na apropriação de ferramentas digitais, no pensamento crítico e na criação de redes de apoio. A intervenção demonstra que o acesso à informação qualificada e a apropriação das tecnologias podem contribuir para a interrupção de ciclos de opressão, fortalecendo o protagonismo das mulheres periféricas.
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