Livrarias contemporâneas na “era da experiência”

  • Maria Luiza Fava Grassiotto Universidade Estadual de Londrina
  • Denise de Cássia Rossetto Januzzi Universidade Estadual de Londrina
  • Giovana Sales Rodrigues Universidade Estadual de Londrina
  • Aline de Bortolo Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Era da experiência, interiores comerciais, Tecnologia, Livrarias culurais, Arquitetura comercial

Resumo

O comportamento do consumidor foi alterado com o advento da tecnologia, de forma que ele passou a dar mais importância à experiência da compra do que no produto em si. Esse contexto gerou modificações na arquitetura de interiores comerciais, uma vez que estes tiveram que se adequar passando a abrigar ambientes interativos, tecnológicos, personalizados, de permanência, dentre outros. O presente estudo, parte do projeto de pesquisa “Tendências de planejamento e projeto de espaços comerciais na era da experiência”, analisa, segundo o método de Percepção Ambiental de Ferrara (1999), interiores de três livrarias culturais contemporâneas situadas na cidade de São Paulo, Brasil. Com base na bibliografia estudada, foram elencados aspectos relacionados à “era da experiência” a serem identificados na amostra. Os resultados mostraram que as livrarias estudadas estão se modificando, incluindo em seus espaços áreas dinâmicas que atingem todos os sentidos dos consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Fava Grassiotto, Universidade Estadual de Londrina

Professora Dra. associada da Universidade Estadual de Londrina – Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Paraná – Brasil.

Denise de Cássia Rossetto Januzzi, Universidade Estadual de Londrina

Professora Dra. associada da Universidade Estadual de Londrina – Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Paraná – Brasil.

Giovana Sales Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina

Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina – Paraná – Brasil.

Aline de Bortolo, Universidade Estadual de Londrina

Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina – Paraná – Brasil

Publicado
2019-02-13
Como Citar
Grassiotto, M., Januzzi, D., Rodrigues, G., & Bortolo, A. (2019). Livrarias contemporâneas na “era da experiência”. COMCID - Encontro De Pesquisadores De Comunicação E Cidade, 1, 75-87. Recuperado de https://anais.uel.br/portal/index.php/comcid/article/view/513
Seção
Anais