Educação e Literatura como facilitadores do processo sublimatório

  • Guilherme Gabriel Trevizan UEL
Palavras-chave: educação, literatura, sublimação

Resumo

A partir de uma aula sobre o poema I-Juca-Pirama, do interesse dos alunos pelo enredo, sua comoção, e sua vontade manifesta de elaborar um novo final para a narrativa, temos inspiração para pensar o conceito freudiano de sublimação como um dos destinos da pulsão. Esta é a força interna que move o homem rumo aos objetos de seu desejo e tem quatro possíveis destinos: recalque, retorno para a pessoa, inversão em relação ao objeto, e sublimação (o mais otimista). A sublimação está presente em diversas produções intelectuais e artísticas e no consumo dessas produções. O que determina se um sujeito está sublimando ao consumir uma obra é bastante singular e até controverso. Mas o impulso para a produção, como o dos alunos, de propor novos desfechos para a história, se mostra como fator de evidência para que se considere um processo sublimatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2013. p. 171-193.

FREUD, Sigmund. A pulsão e seus destinos. Rio de Janeiro: Imago. 1976 (Trabalho original publicado em 1915a)

FREUD, Sigmund. Para além do princípio do prazer. Rio de Janeiro: Imago. 1969. (Trabalho original publicado em 1920)

FREUD, Sigmund. Formulações sobre os dois princípios do funcionamento psíquico. In: Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia (“O caso Schreber”), Artigos sobre a técnica e outros textos. São Paulo: Cia das Letras. 2022. (Texto original publicado em 1911)

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. In O futuro de uma ilusão, o malestar na civilização e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago. 1976. (Texto original publicado em 1930)

FREUD, Sigmund. O Recalque. In: Escritos sobre a psicologia do inconsciente. Rio de Janeiro: Imago. 2004. (Texto original publicado em 1915b).

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Trad. de Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Editora 34, 2009.

TAVARES, Leandro Anselmo Todesqui. Psicanálise e musicalidades: sublimação, invocações, laço social. São Paulo: Unifesp. 2020.

TOREZAN, Zeila Facci; BRITO, Fernando Aguiar. Sublimação: da construção ao resgate do conceito. Ágora. Rio de Janeiro. v. 15. n. 2. p. 245-258. 2012.
Publicado
2024-11-03