A aula de produção de textos como aula de leitura e compreensão
Resumo
É lugar comum discutir-se sobre as dificuldades que os alunos enfrentam ao tentarem produzir textos de diversos gêneros. Em alguns momentos não dominam as informações necessárias para a elaboração dos mesmos, em outros, faltam-lhes os conhecimentos linguísticos necessários para a estruturação de textos coesos e coerentes. Entende-se que muitas dessas dificuldades têm sua origem nas deficiências de leitura e compreensão de textos demonstradas pelos alunos em várias etapas de sua formação. O presente artigo apresenta uma experiência de estágio em sala de aula em que foram oferecidos aos alunos materiais de apoio e orientações para uma leitura mais efetiva e proficiente, com o objetivo de melhorar as futuras produções e dar mais autonomia aos jovens, além de possibilitar que pudessem ser inseridos de maneira mais categórica na sociedade letrada.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. PCN EM + Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Disponível em: http://bit.ly/2zp19s2. Acesso em: 11 de out. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio - Linguagem, Códigos e suas Tecnologias. Disponível em: http://bit.ly/2gjUr1J. Acesso em: 11 de out. 2017.
FREIRE, Marcelino. Polícia e ladrão. Disponível em: http://bit.ly/2ykVFAE. Acesso em: 12 de out. 2017.
LEMOV, Doug. Aula nota 10. 4ª ed. Porto Alegre: Penso. 2016.
LIMA, Kátia Cristina Pires de. Revisitando as estratégias de leitura no ensino médio: uma proposta de intervenção. Disponível em: http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/8445. Acesso em: 12 de out. 2017.
MARINI, Janete Aparecida da Silva; JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo. A leitura no Ensino Médio e o uso das estratégias metacognitivas. Disponível em: http://bit.ly/2ypbRyA. Acesso em: 12 de out. 2017.
MARZANO. Robert J.; PICKERING, Debra J.; POLLOCK, Jane E.. Ensino que funciona: estratégias baseadas em evidências para melhorar o desempenho dos alunos. Porto Alegre: Artmed. 2008.
MOSS, Bárbara; LOH, Virginia S.. 35 estratégias para desenvolver a leitura com textos informativos. Porto Alegre: Penso. 2012
OINEGUE, Eduardo. E agora, Brasil?. Veja. São Paulo, edição 2534, p. 74-77, jun. 2017.
RATIER, Rodrigo. Para Isabel Solé, a leitura exige motivação, objetivos claros e estratégias. Disponível em: http://bit.ly/2zaUOzp. Acesso em: 12 de out. 2017.