O aluno como sujeito ativo durante a aula de texto dissertativo argumentativo
Resumo
O presente artigo apresentará uma proposta metodológica sobre texto dissertativo argumentativo trabalhado no ensino médio, tendo como foco a construção da cidadania do aluno como sujeito por meio de atividades que o leve à reflexão crítica. O trabalho foi desenvolvido para o 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, com um total de cinco aulas para três turmas, C, D e E, e o artigo será voltado mais especificamente para as duas últimas turmas. A primeira aula será o foco deste artigo. O embasamento teórico e o metodológico estão nos PCNs e na OCEM, a partir deles elaboramos as estratégias que foram executadas, cujos resultados obtidos em sala de aula serão apresentados. A manifestação da linguagem, principalmente na verbalização e o sócio interacionismo em sala de aula com a exposição de diferentes opiniões dos alunos, trará a proposta defendida pelos PCNs para a construção da identidade por meio de argumentação, diálogo e opinião do aluno a fim de que se reitere na sociedade, valendo de tais práticas na esfera escolar.
Downloads
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília/DF: MEC/SEF. 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 01 out. 2017.
PERES, Cristiane. O texto dissertativo argumentativo no ensino médio. 2015. 12 f. Trabalho de conclusão (Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa) - Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/117502. Acesso em: 01 out. 2017.