Práticas didáticas e uma experiência de estágio no ensino fundamental II

  • Aline Fracarolli do Carmo UEL
Palavras-chave: práticas didáticas, ensino fundamental, experiência de estágio

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns conceitos relacionados ao ensino, entre eles as concepções de linguagem, a questão do uso do livro didático e do papel do professor em sala de aula e também alguns exemplos de atividades práticas de leitura, produção de textos e análise linguística da 5ªsérie/ 6º ano do ensino fundamental expostos por Geraldi (2006), Geraldi (2015) e Travaglia (2009). Além disso, pretende-se relacionar tais conceitos a uma experiência de estágio obrigatório na disciplina de Língua Portuguesa realizada em um colégio público da região metropolitana de Londrina – PR, em duas turmas de 6º ano do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CEREJA, William Roberto; Magalhães, Thereza Cochar. Português – Linguagens – 6º ano. 9.ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. In: A aula como acontecimento. 2. ed.. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015. p. 81-101.

GERALDI, João Wanderley; ALMEIDA, Milton José (Org.). Unidades básicas do ensino de português. In: O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 59-79.

RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2012.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Concepções de linguagem. In: Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2009. p. 21-23.
Publicado
2023-03-15