Uma perspectiva do ensino de histórias em quadrinhos no projeto de extensão "O texto: elemento articulador entre o adolescente e a cidadania"
Resumo
O objetivo desse estudo é apresentar e discutir a importância do uso das histórias em quadrinhos em sala de aula. Este hipergênero serve como recurso didático para trabalhar todas as esferas do quadrinístico: tira, cartum, charge e caricatura. O projeto “O texto: elemento articulador entre o adolescente e a cidadania”, se apresenta como política inovadora porque permite ao aluno o desenvolvimento da criticidade sobre o que se lê, oferecendo, assim, base para a análise da realidade social e de sua própria participação na sociedade. O projeto, que também serviu como estágio curricular obrigatório, toma como mote a produção de um jornal em sala de aula, explorando todos os gêneros que circulam no suporte, conhecendo características específicas e condições de produção de cada um, de modo a levar o aluno a conhecer as esferas sociais por meio da linguagem.
Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998a.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998b.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: pluralidade cultural. Brasília: MEC/SEF, 1998c.
CAGNIN, A. L. Os quadrinhos: linguagem e semiótica. Criativo: São Paulo, 201
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.
_______. Tiras no ensino. São Paulo: Parábola, 2017.