O Novo Ensino Médio e plataformização do ensino de Língua Portuguesa no estado do Paraná

  • Alessandra Côrtes C. E. do Patrimônio Regina
Palavras-chave: Novo Ensino Médio, plataformização, Paraná

Resumo

O Novo Ensino Médio trouxe mudanças consideráveis para o Paraná, principalmente, em relação à organização curricular que está pautada no documento oficial da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para consolidar essas mudanças, no componente de Língua Portuguesa, o governo paranaense implantou uma série de ferramentas para o professor fazer uso em sala de aula, tais como: planejamento programado no Registro de Classe Online (RCO), Redação Paraná, Leia Paraná e Quizziz. Esses aplicativos se tornaram os pilares para o processo de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa, apesar dos grandes dilemas trazidos por eles na prática de sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

COSSON, Rildo. Letramento literário – teoria e prática. 2a ed. São Paulo: Contexto, 2018.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Referencial curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Curitiba, PR: SEED/PR, 2021.

PASSARELLI, Lílian Maria Ghiuro. Ensino e correção na produção de textos escolares. São Paulo: Cortez, 2012.

SOUSA, Sandra Zákia Lian. Concepções de qualidade da educação básica forjadas por meio de avaliações em larga escala. Avaliação, v. 19, n. 19, p. 407-420, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v19n2/a08v19n2.pdf. Acesso em: 02 ago. 2023.

Publicado
2023-11-03
Seção
Mesa-Redonda "Língua Portuguesa e Literatura no Novo Ensino Médio"