A racionalidade de livre-mercado como método de ensino do Novo Ensino Médio

  • Sandro Henrique Pinheiro Verago C. E. Profa. Maria José Balzanelo Aguilera
Palavras-chave: Novo Ensino Médio, Literatura, sujeito neoliberal

Resumo

O vigente trabalho propõe elucidar as mazelas perpetradas pela implantação a frio do Novo Ensino Médio na educação brasileira a partir da Reforma subjacente, bem como suas reverberações precarizantes no campo do ensino de Literatura como direito humano. A partir de métodos de ensino mecanicistas e na busca de uma nova função social para a escola, tal proposta, sob o espectro do capitalismo laissez-faire, impõe uma racionalidade neoliberal à escola para além de seus objetivos atrelados ao livre mercado, assim como obedece à cultura do empresariamento e do empreendedorismo de si. Também perscruta o apagamento do componente curricular Literatura enquanto projeto de embotamento de subjetividades fundamentais na formação integral dos indivíduos.

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Publicado
2023-11-03
Seção
Mesa-Redonda "Língua Portuguesa e Literatura no Novo Ensino Médio"