Experiência de estágio no retorno pós-pandemia de covid-19

  • Adalgiza Arantes Loureiro UEL
  • Gisele Batista Rosa UEL
Palavras-chave: estágio, retorno presencial, práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo apresenta a nossa experiência de estágio na segunda etapa do Ensino Fundamental, realizado no ano 2022 no contexto de retorno às aulas presenciais após quase dois anos de ensino remoto ocasionado pelas regras de combate à pandemia de COVID-19. O relato traz reflexões acerca dos sujeitos envolvidos neste processo: as estagiárias aprendizes, a professora regente das salas de aula em que fizemos estágio e as ações pedagógicas praticadas visando a adaptação ao contexto de retorno às aulas, tendo como fundamentação teórica da área didática e do ensino de língua materna Paulo Freire (2021), Gadotti (2000), Libâneo (2001), Possenti (1996) e Travaglia (1996).

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Referências

AGÊNCIA SENADO. Senado notícias, 2022. Pandemia prejudicou condição psicológica de estudantes, mostra pesquisa. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/05/30/pandemia-prejudicou-condicao-psicologica-de-estudantes-mostra-pesquisa#:~:text=A%20pesquisa%20mostra%20que%2033,da%20confian%C3%A7a%20em%20si%20mesmo%22. Acesso em: 01 jun.2022.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam: Volume 22. São Paulo: Cortez, 2017.
GADOTTI, Moacir. Saber aprender: um olhar sobre Paulo Freire e as perspectivas atuais da educação. São Paulo: Cortez, 2000.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras, 1996, 95 p.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação – uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.
Publicado
2023-11-03