A disputa entre docente e celulares pela atenção dos alunos
Resumo
Os últimos anos foram marcados por avanços tecnológicos, atingindo diversos âmbitos sociais. Dentre eles, a escola. A partir das experiências de estágio de Língua Portuguesa no ensino básico, percebeu-se que, na atualidade, os professores competem a atenção dos alunos com os celulares. As salas de aula são marcadas por desatenção, redes sociais e falta de persistência em esforçar-se por um conteúdo que necessita ser construído e não venha pronto, como nas mídias tecnológicas. Sendo assim, este trabalho visa à discussão sobre soluções para esse problema. Seria ideal extinguir a tecnologia de sala de aula? Pode-se pensar não na exclusão, mas na inclusão da tecnologia em sala de aula. Os alunos acessam a internet em diversos círculos sociais; logo, as instituições educacionais devem acompanhar os avanços da sociedade e buscar transformar aquilo que atrapalha o aprendizado em ferramentas de ensino.
Downloads
Referências
DESMURGET, Michel. Utilizações: Um incrível frenesi de telas recreativas. A fábrica de cretinos digitais: os perigos das telas para nossas crianças. São Paulo: Vestígio, 2021. p. 52.
ROCHA, Isabel. Estas são as 10 profissões do futuro, segundo estudo do Fórum Econômico Mundial. Exame, 10 de maio de 2023.
FARDO, Marcelo Luís. A gameficação aplicada em ambientes de aprendizagem. v. 11, n. 1, jul. 2013.
LOVATO, Fabricio Luís; MICHELOTTI, Angela; SILVA, Cristiane Brandão da; LORETTO, Elgion Lucio da Silva. Metodologias Ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, v. 20, n.2, p. 1-19, mar./abr. 2018.
NONATO, Emanuel do Rosário S. Cultura digital e ensino de literatura na educação secundária. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 176, p. 534-554, abr./jun. 2020.